sexta-feira, 14 de junho de 2013

Benefícios da acupuntura para os atletas

Benefícios da acupuntura para os atletas

A acupuntura como tratamento de atletas com lesões desportivas não é recente e nem é novidade, mas o uso da acupuntura para melhorar o desempenho físico e mental do atleta, esse sim é novo e recente. Há pouquíssimos estudos no mundo nessa área, e o Dr. Márcio De Luna – presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) pode ser considerado pioneiro nesse tipo de pesquisa no Brasil.

Em 2005, Dr. Luna publicou uma pesquisa inédita fruto de sua Tese de Mestrado demonstrando que a Acupuntura, de fato, melhora de forma estatisticamente significativa a força máxima e a potência de atletas velocistas de 400 mts rasos com barreiras.

Atualmente Luna estuda os efeitos mentais e cognitivos da Acupuntura no desempenho atlético que, segundo ele, são tão importantes quanto os efeitos da acupuntura sobre o desempenho físico no esporte de alto rendimento, uma vez que “numa olimpíada ou num campeonato mundial todos os atletas de uma mesma modalidade são muito equivalentes em suas condições físicas e o que vai fazer a diferença entre o campeão e o vice-campeão será unicamente o cérebro e todo o seu potencial de comando sobre o corpo”, afirma Luna. 

Para Luna, ainda falta muito em termos de aplicação dos achados científicos mais recentes em acupuntura no esporte de alto rendimento, cujos mesmos dariam uma grande vantagem competitiva ao nosso país, como já fazem as potências esportivas mundiais como a Austrália, China, Korea, Alemanha e EUA ao usarem a Acupuntura para a melhora da performance de seus atletas. 

Performance atlética melhora com acupuntura, aponta pesquisa

Uma nova pesquisa divulgada na última semana revelou que a acupuntura estimula a liberação de substâncias bioquímicas que aliviam a fadiga atlética devido a exercícios intensivos de resistência. Além disso, os pesquisadores descobriram que a acupuntura aplicada em pontos específicos de acupuntura aumenta a atividade antioxidante e diminui os índices de estresse oxidativo.

Durante este estudo, randomizado e controlado, os atletas de resistência receberam eletroacupuntura nas pernas uma vez ao dia, durante 15 dias, por um período de 30 minutos. Os resultados medidos mostram que a eletroacupuntura tem efeitos benéficos sobre a saúde humana, intervindo no processo de metabolismo de radicais livres em atletas.


RESULTADOS APONTADOS PELA PESQUISA

Os pesquisadores encontraram aumentos significativos na superóxido dismutase (SOD) e diminuições significativas no malondialdeído (MDA) sanguineo, nos atletas submetidos a prática de acupuntura. Superóxido dismutase é uma enzima que têm efeitos antioxidantes importantes e que protege as células contra a toxicidade, exercendo potentes respostas anti-inflamatórias no organismo. Além disso, a acupuntura aumentou com sucesso este importante agente bioquímico, na corrente sanguínea dos atletas.

“A acupuntura também mostrou níveis mais baixos de malondialdeído, um composto orgânico que é um marcador para o stress oxidativo”, comenta o coordenador do Programa de Pós-graduação do IBMTC – Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio De Luna, fisioterapeuta e acupunturista há 29 anos.

“O malondialdeído (MDA) está associado a patologias inflamatórias e degenerativas como as doenças relacionadas com a idade, e do aparelho neuromuscular e locomotor. Os pesquisadores concluíram que a eletroacupuntura diminui os índices de MDA e aumenta a superóxido dismutase (SOD) em atletas submetidos a exercícios intensivos de resistência, o que pode contribuir aliviar a fadiga atlético e melhorar a performance física”, completa Dr. Luna.


PESQUISA BRASILEIRA JÁ COMPROVOU EFEITOS

Luna, em 1999, publicou um estudo pioneiro no mundo, na Revista francesa Meridiens, cujos resultados apontavam para o fato de que a Acupuntura diminuía os radicais livres e com isso ela apresentava um potencial real como terapia antioxidante.

Em 2005, de novo pioneiramente, Luna, publicou na revista Fitness & Performance sua pesquisa sob o efeito da Acupuntura na performance de atletas de velocidade no Rio de Janeiro, realizado no estádio Célio de Barros, fruto de sua Tese de Mestrado. Ele encontrou resultados animadores que mostraram que a Acupuntura melhora a força, a potência, a resistência anaeróbia e a velocidade. Tais resultados tem direta e imediata aplicação em atletas de todas as modalidades, inclusive de futebol, como também para doentes que apresentem perda de força muscular como idosos e pacientes portadores de sequelas ou doenças neurológicas como AVC, esclerose múltipla, ELA (esclerose lateral amiotrófica) etc.

Atualmente Luna se dedica ao estudo dos efeitos cognitivos da Acupuntura na melhora da performance intelectual.

Referências: Liu, J. Y., e L. M. Liu. "[Influência da eletroacupuntura sobre o metabolismo dos radicais livres em atletas submetidos a exercícios de resistência intensivo]." Zhen ci yan jiu = pesquisa Acupuntura / [Zhongguo yi xue ke xue yuan Yi Xue Qing bao yan jiu suo bian ji] 38, não. 1 (2013): 48-51.

Fonte: Hans Misfeldt / Misfeldt Comunicação.