terça-feira, 27 de março de 2012

Estresse do Treinamento para o Ironman


O Ironman é uma prova de triathlon com as distâncias de 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de bicicleta e 42,180 quilômetros de corrida. Este percurso pode ser percorrido pelos atletas em até 17 horas. Para este ano as inscrições para esta prova, que ocorre no Brasil na cidade de Florianópolis, terminaram em cerca de 14 minutos.

Para as pessoas que não estão envolvidas neste esporte a prova parece ser  impossível, mas para os atletas a pior parte, com certeza,  é o longo período de treinamento, iniciado  até 6 meses antes da competição. 

Existem muitas variáveis que podem interferir neste longo período de treinamento como problemas familiares, estresse no trabalho e até mesmo lesões. Problemas estes que podem acabar com o sonho do atleta inscrito para a prova há aproximadamente 1 ano.

Sabemos que a parte física é treinada por este longo período, porém todos os atletas de provas longas, como maratonas e ironman, sabem que o estresse psicológico tem grande impacto no desempenho tanto durante a prova como no longo período de treinamento.

O estresse pode causar diversos distúrbios e doenças nos atletas, entre elas as dores no corpo, tensão muscular, irritação, falta de concentração, insônia, herpes, afecções da mucosa bucal (aftas), gripes e resfriados, falta ou excesso de apetite, e pode também dar origem a dores de cabeça e doenças mais graves.

            A vida pessoal dos triatletas esta diretamente ligada a sua condição física. As longas horas de treino geram um cansaço que pode interferir no convívio com a família e com os colegas de trabalho. As inúmeras cobranças geram um desgaste psicológico que pode influenciar na sua condição física.

Diversos estudos foram realizados para investigar a influencia do estresse e da ansiedade em atletas. Entre os temas mais investigados estão, por exemplo, o estresse pre-competitivo, os efeitos do estresse sobre o organismo de atletas, os níveis de estresse em atletas e os sintomas de estresse.

Em um estudo realizado na Universidade de Santa Catarina em 2007 com 6 atletas, com idade entre 25 e 35 anos, todos seguiram o mesmo plano de treinamento progressivo para realizar o Ironman daquele ano. Foram avaliados os níveis de estresse físico e psicológico durante o período de treinamento.

Para verificar este nível de estresse foi utilizado um questionário chamado ISSL – Inventário de Sistemas de Estresse para Adulto Lipp – que consiste de um questionário dividido em quadros relacionados as quatro fases do estresse – alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. Avalia os sintomas físicos e psicológicos nas fases do estresse. O questionário foi aplicado a cada fim de mês de treinamento, com duração de 6 meses, totalizando 5 períodos de coletas de dados.

O resultado encontrado foi um aumento do desgaste físico constante no primeiro período de treinamento, que corresponde ao primeiro e segundo mês e no quarto período, correspondente quarto e quinto mês de treinamento.
Isto provavelmente ocorreu devido ao período de treinamento mais intenso com maior volume de treinos e a não adaptação do organismo ao estresse causado pelo treinamento em si, porém este valor teve um decréscimo até o final do período de treinamento que seria a fase de polimento um mês antes da competição.  

Já os sintomas psicológicos tiveram um aumento no segundo e terceiro períodos, decaindo no próximo período e subindo novamente seus valores no último período que consistia no período pré-competição.

Em outro estudo realizado em 2002 com triatletas, verificou-se que os fatores estressores emocionais também tinham aumentado nos períodos de treinamento anteriormente citados. Entre os fatores estressores emocionais estavam doença e morte na família, conflitos familiares e problemas amorosos.

Entre os sintomas psicológicos que tiveram alterações e merece destaque está a insônia ou dificuldade para dormir , notada no terceiro período de treinamento e  tornando-se crônica no último período.

Este sintoma á muito preocupante, pois sabemos que o sono é muito importante na recuperação ao desgaste do treinamento junto com a suplementação. A falta de ambos pode levar a lesões osteomusculares, além de gerar desgastes psicológicos, diminuição da concentração e perda de foco na principal fase do treinamento, última fase ou período de polimento.

Um dos objetivos da acupuntura durante a preparação do Triatleta para as provas é reduzir os sintomas de estresse durante as fases de treinamento.  O aumento da produção hormônios que causam melhora do padrão de sono, gerados pela aplicação da acupuntura, podem evitar todos os prejuízos gerados pela dificuldade de sono. Além de ser uma terapia que não provoca efeitos colaterais, como os medicamentos. 

Portanto o que vocês acham de utilizar este recurso para esta fase final de treinamento?

Bons treinos a todos vocês e lembrem-se de aproveitar esses últimos treinos para trabalhar a parte psicológica além da parte física.

Referência:
  • Estresse de Triatletas em Treinamento para o Ironman, Szaneszi, D.S., Krebs, R.J., 2007.