quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Acupuntura na Fascite Plantar

Sabemos que a atividade física é uma atividade natural, porém praticada em contexto específico, como a competição esportiva, pode gerar dor e lesões, principalmente quando mobiliza movimentos não usuais do praticante. 
Esse tipo de atividade tem causado um aumento no nível de lesões tanto pela falta de acompanhamento profissional adequado como pelo desconhecimento de periodização de treinamento.
A dor tem uma presença constante na vida de atletas de alto rendimento mesmo não profissionais, que treinam com regularidade com uma rotina de treinos semanais de quatro a cinco vezes objetivando a superação dos seus próprios limites. É consenso entre os estudiosos que a dor é um fator limitante no desempenho em qualquer situação, uma vez que suas conseqüências geram perda da concentração e insegurança, podendo chegar a incapacidade.
A corrida de rua tem conquistado um grande número de adeptos, pela sua facilidade em praticar. Correr freqüentemente é até recomendado por médicos para prevenir e tratar muitas doenças como diabetes, problemas cardíacos, obesidade, hipertensão, hiperlipidemia e osteoporose. Mesmo assim correr pode aumentar os riscos de algumas lesões músculos esqueléticas.
A fascite plantar caracteriza-se por uma dor no retro pé. Corresponde a uma alteração musculoesquelética que afeta principalmente a inserção das fáscias plantar do calcâneo e é considerada uma síndrome degenerativa. Com freqüência ocorre em dançarinas e corredores. A sobrecarga mecânica e o excesso de tensão produzem lesões na fascia plantar que conduz a um processo de reparação inflamatória.
Em um trabalho realizado no Centro de Estudos Socioculturais do Movimento da EEFE-USP em 2008 foi discutido o uso da acupuntura em corredores de provas de fundo com diagnóstico de fascite plantar.
O trabalho foi realizado com 7 corredores de ambos os sexos com idades entre 35 e 45 anos que competem em provas olímpicas e de rua com queixas de dor na região da fascite plantar e pólo plantar do calcâneo. No questionário inicial todos os atletas tinham índices de dores elevados conforme escala de dor de 0 a 10. 
Todos atletas já tinham realizado tratamento medicamentoso com antiinflamatórios esteróides e não esteróides, ortóticos com calcanheiras de silicone e fisioterápicos com alongamentos e ultra-som, sem obter resultados satisfatórios.
Foram realizadas duas sessões de acupuntura semanais com duração de 30 minutos por três semanas. Após 5 sessões observou-se a remissão completa de dor em todos os atletas que retornaram progressivamente as atividades esportivas sem queixas.
No trabalho concluiu que a acupuntura atuou na dor sobre a região da fascia plantar e pólo plantar de calcâneo de forma satisfatória, diminuindo a dor e facilitando o retorno as atividades esportivas como treinos e competições em níveis anteriores á lesão. Apesar de não poder provar a eficácia isolada da acupuntura, por não ser realizado um grupo sem o tratamento com acupuntura, pode-se afirmar que a Acupuntura favoreceu para um melhora na dor e no estado emocional dos atletas não obtidos com os tratamentos anteriores.


Texto baseado no estudo de Flavio de Godoy Moreira e Kátia Rubio "A dor em Corredores com Fascite Plantar: Uso da Acupuntura." de 2008.