quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Acupuntura no Esporte

           Nós atletas sabemos como é ruim perder um dia de treinamento. Muitas vezes não podemos evitar isso devido alguns motivos como compromissos familiares, trabalho, ou aquela chuva torrencial bem na hora que saímos pra treinar.
Sei que isso nos deixa muito estressados, porém pode ser pior, quando aparece aquela “dorzinha” bem no período mais importante do treino ou na véspera de competição tão esperada. Então o que resolvemos fazer? Obviamente, continuamos os treinos e aquela dor após algum tempo começa a aumentar e prejudicar nosso desempenho físico em nossos treinamentos.
E porque não a tratamos antes?
Sei que dentre todos os motivos, o principal é de não queremos parar os treinamentos, pois isso pode nos levar a uma perda da performance física em até 50%, segundo Mujika em seu estudo realizado em 2001.
Outro motivo é a demora no tratamento, pois um tratamento convencional para lesões esportivas não cirúrgicas ocorre por meio medicamentoso (analgésico, antiinflamatórios e cortioesteróides), que gera alguns efeitos colaterais aos atletas prejudicando a performance, além da fisioterapia, realizada em 4 fases de reabilitação que devem ser respeitadas para a reabilitação total do atleta.
Mas não seria muito pior ter que interromper por completo nosso treinamento devido aquela “dorzinha” inicial ou ainda ter que realizar uma cirurgia para poder curá-la.
Sabe-se que dor é a manifestação que mais interfere na reabilitação e preparação física do atleta e um modo de diminuir essa manifestação e acelerar a reabilitação do atleta é através da Acupuntura.
A Acupuntura vem sendo muito utilizada no meio esportivo para minimizar o tempo de recuperação das lesões pois ela aumenta o aporte sanguíneo, gerando melhor oxigenação dos tecidos, além de ser um método analgésico muito eficiente devido a três mecanismos de ação, sendo um deles a liberação de analgésicos endógenos (encefalinas e endorfinas).
Desta forma a Acupuntura leva também à redução do uso indiscriminado de analgésicos e antiinflamatórios, que podem interferir na performance do atleta e trazer danos importantes à sua saúde.
No mundo oriental o tratamento através da acupuntura é muito antigo, principalmente para o tratamento de dor que segundo a Medicina Tradicional Chinesa seria um acúmulo de energia “Qi” no local evoluindo para um edema (inchaço). O tratamento visa retirar esse acúmulo de energia eliminando a dor e causando um relaxamento do espasmo muscular.
Um estudo recente de 2003 demonstrou a eficácia da Acupuntura no tratamento de lesões musculoesqueléticas com benefícios através do alivio de dor e ganho da amplitude articular e com isso uma terapia eficaz na fase de pré-exercícios no tratamento das lesões esportivas. No estudo sugere-se que a Acupuntura associada ao tratamento com fisioterapia leva o atleta a uma recuperação e retorno ao seu esporte de forma mais rápida e eficaz do que o tratamento convencional.
Em outro estudo realizado em 2004 com 31 atletas de diversas modalidades evidenciou que 61% dos atletas retornou ao esporte em até 3 sessões de Acupuntura apresentando melhora do sintoma de dor sem ocorrendo perda da performance e tendo uma continuidade de sua capacidade funcional para a competição.
Com isso pode-se concluir que um profissional com conhecimento em acupuntura e fisioterapia pode associar as duas terapias para uma melhora eficaz e rápida no tratamento de seus atletas.
Bons treinos a todos.
Fontes:
·         Franca D., Acupuntura cinética como efeito potencializador dos elementos moduladores do movimento no tratamento de lesões desportivas, Rev. Brasileira Fisioterapia; Mar/Abr, 2004.
·         Lesões Esportivas e Acupuntura: Evidências da Efetividade; Centro Britânico de Acupuntura; Abr, 2005.